Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Giló - O Papagaio Indiscreto

Aqui no Papagaio e no Sapo Blogs outra vez? Pá! Vão à praia, façam amor com a(o) namorada(o)... evitem é perder o vosso precioso tempo neste botequim! Podiam, pelo menos, ter o bom gosto de escolher outro blog Papagaio

Giló - O Papagaio Indiscreto

Auschwitz... REINVENTADO!

frau merkell.jpg

    Eu propunha aos juízes que condenaram os dois jovens turistas tugas que foram daqui para a polónia escarafunchar inscrições com o canivete no portão do campo de concentração de Auschwitz, que escolhessem outras "formas" de pena menos gravosas, como o trabalho comunitário, por exemplo. Ou que os colocassem a dormir nas celas do próprio campo de A.-Birkenau, à noite, ao lado da famosa pilha de sapatos dos judeus reclusos! De dia, podiam ir puxar o lustro, com cera, no cedro dos móveis do museu de concentração! (pensando bem... é melhor não! Móveis de madeira... não!).

   Agora lá 250 euros de multa e um ano de prisão com pena suspensa! Isso é injusto e muito... severo... é excesso de autori...tarismo!

   Pena suspensa ou domiciliária ( é a mesma coisa!) teve o outro do caso BES e anda  desesperado por aí. Até há quem diga que faz umas churrascadas tristes e vai à capela ouvir missa, em casa, ao fim de semana! E 250 euros é o que os pais destes adolescentes dão por noite a cada um destes badamecos, só para irem torrar em shot´s, na disco lá de Oswiecim. É muito agressivo... como vai passar a juventude sem shot's? E a desidratação? Não há condições!

   Vamos lá a ver: não é por terem dado cabo de património universal que é símbolo da humanidade... NÃÃÃH! Danificar propriedade alheia classificada como objeto de culto e memória histórica e sentimental para o povo polaco não é nada de extraordinariamente repreensível! Só não se admite é a boçalidade de frases como: "Filipe Lóvi Catarina  eterno!"... ou " Vanessa passou e tevaqui! - 22/7/2016". Se foi essa a mensagem que lá deixaram gravada! Aí configura um possível atentado à tradição poética e à língua portuguesa! A língua portuguesa..., isso sim!

  Por outro lado, até estamos um pouco convencidos que aquilo foi um bocadinho de má vontade e excesso de zelo por parte dos seguranças lá do monumento de concentração! Dois milhões de visitantes passam por lá todos os anos, concentrados, a orar e a prestar homenagem ao terrível e horrorífico episódio histórico... e os tipos da casa repararam logo que os que estavam com os canivetes na mão a "palitar" hereticamente o portão eram portugueses!! A quem lembraria!? respondam lá... ( e os portões ainda tinham placas a dizer " Não tocar" - mas era em polaco, vá!

   E o que mete mais incógnita nisto tudo, é que está uma árvore com um tronco ENORME mesmo ao lado da entrada... é só reparar nas fotos! Que necessidade tinham eles de danificar património? Não estamos a falar de .. burros... pois não?

   Para nós, aquilo foi só uma "marquinha" para a posteridade... um gesto irrefletido de amor, estilo: "... está aqui uma árvore... bora lá descascar o portão, Valter!"

Papagaiofoto do autor

  

23 comentários

Comentar post