Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Giló - O Papagaio Indiscreto

Aqui no Papagaio e no Sapo Blogs outra vez? Pá! Vão à praia, façam amor com a(o) namorada(o)... evitem é perder o vosso precioso tempo neste botequim! Podiam, pelo menos, ter o bom gosto de escolher outro blog Papagaio

Giló - O Papagaio Indiscreto

Balanço de... 1916!

 Resultado de imagem para britannic

  Como anda tudo muito ocupado com o balanço de 2016, eu decidi fazer o meu próprio balanço, só que de 1916! Muito mais interessante e adequado para as memórias mais "curtas".  Aí vai:

   O ano de 1916 foi extremamente conturbado, ou não estivéssemos a viver em pleno as incidências da I Guerra Mundial - Portugal viu, nesta data, a Alemanha declarar-lhe guerra, formalmente. O país, a Europa e o Mundo sofriam as agruras e as provações do conflito internacional.

   Foi também em 1916 que se deu a famosa batalha de Verdun - nesta altura a Roménia decide juntar-se aos aliados afrontando, ainda mais, os alemães.

   O ano de 1916 também foi conturbado para a China - o Imperador Yuan Shikai decidiu falecer, deixando um vazio no poder, vazio que foi aproveitado pelos monárquicos saudosistas para criar instabilidade. Houve clima de guerra civil, com a tentativa de "golpe" por parte dos apoiantes da monarquia.

   Como, para grandes males, grandes remédios, a Divina Providência deu um pouco de apoio e pediu ao Anjo  - julgo que foi o Gabriel, não tenho a certeza! - que iniciasse os preparativos para a viagem da Virgem Maria até à Cova da Iria. A Virgem Santa apareceu mais tarde aos três pastorinhos - só em 1917 - mas o Anjo já tinha estado em Leiria a preparar o "terreno" em 1916, citam fontes oficiais do Vaticano e outras da comunidade local.

   Algo notório, e que não é do conhecimento da generalidade das pessoas é que o Titanic teve imensos "irmãos". A companhia White Star, não satisfeita com os brilhantes resultados obtidos na viagem de 1912, insistiu na receita e o resultado repetiu-se. Em novembro de 1916, o Britannic, irmão  - ainda mais crescido - do Titanic, sofreu uma explosão e naufragou! Como faleceram, no desastre, "apenas" trinta pessoas, a ocorrência não teve direito ao mesmo destaque do Titanic. Caso para dizer: pouca fama e muito "desproveito". Já estavam sobejamente avisados, os meninos da White Star! Lições que nunca se aprendem!

   No verão de 1916 jogou-se a primeira edição oficial da Copa América, na Argentina. É a mais antiga competição desportiva entre clubes, ao nível de seleções, ainda viva. Na altura participaram só quatro países - Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Os uruguaios saíram vencedores, para desespero dos brasileiros que, na altura, tinham já como culto o desejo de limpar tudo!

   Neste ano nasceram figuras como Camilo José Cela, escritor espanhol, Ferruccio ( Ferrrugem!) Lamborghini, "inventor" de automóveis...LOL...Kirk Douglas e Gregory Peck - figuras de destaque do cinema de Hollywood. Por falar em Hollywood, Chaplin inicia a rodagem, neste ano de 1916, do filme O Guarda-Noturno, película que iria estrear em 1917 e onde figuraria "Carlitos", uma das personagens emblemáticas da cinematografia de Charles Chaplin. A partir daqui, foi sempre a subir, para Charlot.

   Nascem Pieter Botha, mais tarde primeiro-ministro da África do Sul, e François Mitterrand, sobejamente conhecido como presidente da República Francesa, durante as décadas de 80 e 90.

   Em Portugal, entre outras figuras, nasce o escritor Mário Dionísio, célebre pelos textos - narrativas e contos, entre outros - que nos deixou e que são referência na literatura portuguesa e que figuram, alguns deles, nos programas do nosso ensino básico e secundário.

   Para terminar, não será dispiciendo fazer notar esse acontecimento extremamente importante, quanto a nós, para a história da Europa, que se consubstancia no facto de, em 1916, Hitler e Franco terem acabado por perder um dos tintins - um cada um, bem entendido! - nas batalhas de Somme e Ceuta, respetivamente. Incidência curiosa, não só pelo facto de não ter sido combinada, embora pareça, mas também pelas repercussões políticas e sociais que o sucedido acabou por trazer ao mundo. Eles não os tinham no sítio, mas disfarçaram muito bem, enganando toda a gente!

Papagaio!Giló Papagaio Indiscreto.png

20 comentários

Comentar post