Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Giló - O Papagaio Indiscreto

Aqui no Papagaio e no Sapo Blogs outra vez? Pá! Vão à praia, façam amor com a(o) namorada(o)... evitem é perder o vosso precioso tempo neste botequim! Podiam, pelo menos, ter o bom gosto de escolher outro blog Papagaio

Giló - O Papagaio Indiscreto

Café de Cápsula ( Follow Friday!)

 

    "Faça um comentário a recomendar outro blog, no Blogs do Sapo"... então, Giló Papagaio Indiscreto.pngrecomendo o cacapromocoes.blogs.sapo.pt/. E vem mesmo a calhar, que hoje traz umas sugestões de cafés e era mesmo de café que eu queria falar. Isto, porque encontrei "literatura" divertida, relativa aos cafés de cápsula - eu já conhecia esta veia  lírica de alguns departamentos comerciais - e verifiquei que existe uma verdadeira alma poética em cada esquina do marketing tuga. b2c8871f7c3dcadb44743d385a1165a9.jpgA profusão sentimental é de tal ordem e o "perfume" dado às palavras é tão notório, que eu estou cá a desconfiar que Portugal deve ter dos profissionais de marketing mais bem selecionados do mundo, tal como o próprio grão de café, em si. Deu-me vontade de beber café!

Repare-se, então, nas pérolas que é possível encontrar, a propósito do café de cápsula, passo a citar:

« Um expresso muito intenso...envolvente de frutos secos e doces, com notas de alcaçuz... as bagas de zimbro misturam-se suavemente com o toque apimentado que perdura no paladar.. ( envergonha-te, Torga, cala-te, Eugénio!)

«... leves toques de cacau e amaretto e notas de groselha e mirtilos...»               ( pessoalmente, acho que o "amaretto" vai muito bem - não no café, que não o provei, mas fica sempre chique utilizar algo de italiano.)

« Um shot...com apontamentos de castanhas tostadas, maçãs vermelhas e limão doce...» ( eu já comi castanhas assadas e cozidas, tostadas, não. Mas deve ser muito bom! Imagino.  Quanto às maçãs vermelhas, já estou a ver o consumidor português, na sua cozinha, a beber o seu cafezito de cápsula e a dizer que lhe cheira a maçãs - MAS DAS VERMELHAS! No que diz respeito ao limão doce... huuuum... haaaaam... não sei.)

« ... combinação perfeita entre a acidez das arábicas, com o corpo das melhores robustas...» ( curiosamente, aqui, pus-me a pensar se eu não estava a ser manipulado. É que sempre ouvi dizer aos "doutorados do café" que a robusta é a variedade de grão mais reles... enfim, talvez eu tenha ouvido ou percebido mal.)

« ... repleto de contrastes, notas de frutos vermelhos, maçãs, amêndoas doces e pimenta rosa...» (sem comentários, estou atrapalhado por causa da lágrima ao canto do olho. Bem, mentira, eu comento com uma pergunta: - será possível meter tanta fruta no meio daquela cápsula tão pequenina? Caramba, tal é a fruta, parece uma mercearia gourmet. E eu não sabia que havia pimenta rosa; deve ter sido alguma especiaria que o Gama trouxe da viagem. Também, com tanta coisa de "nota" e "notas", confundem-me: será o café para beber ou para ouvir? é que parece uma pauta!)

« ... toranja bergamota... notas de cereais...toranja e pão doce... toques de flores de jasmim...» ( não me digam que isto não é poesia! O que eu nunca pensei é que o café, sobretudo o de cápsula, pudesse ter e ser tanta coisa ao mesmo tempo! A mim sempre me pareceu ser... CAFÉ!!!!!!!!!!! Mas eu sou um leigo na matéria, atenção. A minha língua não é, definitivamente, tão requintada como a dos apreciadores. Todos sabemos que esses, os entendidos, têm na língua e no palato capacidades tão apuradas que fazem envergonhar , pela subtileza da perceção, o nariz mais apurado de um cão, com todo o respeito que os cães me merecem!)

   Francamente, acho que é de fazer corar qualquer poeta mais conceituado da nossa praça literária. Talvez por isso Pessoa já gostasse tanto de café, na sua época. Porventura terá nascido na imagem dele o começo para este tipo de inspiração lírica. Quanto aos produtores de vinho e restante malta da enologia, é bom que se acautelem porque, para mim, estão a ser claramente copiados e, mesmo, ultrapassados pelos criativos dos cafés.

Ah, e não se esqueçam de ir a Caçapromoçõescaféseoutrasconfusões.Giló Papagaio Indiscreto.png

 

 

1 comentário

Comentar post