Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Giló - O Papagaio Indiscreto

Aqui no Papagaio e no Sapo Blogs outra vez? Pá! Vão à praia, façam amor com a(o) namorada(o)... evitem é perder o vosso precioso tempo neste botequim! Podiam, pelo menos, ter o bom gosto de escolher outro blog Papagaio

Giló - O Papagaio Indiscreto

Coisas da vida... colégio para cães!

Creche escolar para caninos...Giló Papagaio Indiscreto.png

Passo a citar, uma vez que achei adorável:

«...projeto que, tal como o nome indica, funciona como uma verdadeira creche pensada para que os cães não passem os dias sozinhos. Não interessa a raça ou a idade: passear, conviver e descansar são as palavras de ordem.»

A cidade de Lisboa está cada vez mais na moda, e esta creche muito peculiar, nascida no Beato, é exemplo disso. Já estou a ver os turistas que chegam nos seus cruzeiros de luxo, a deixarem os seus "caniches" e os seus "cockers"  - acho que é assim que se escreve -  para uma sessão pedagógica para cães no Beato. Podiam dar-lhes um curso intensivo de português, estilo programa de verão para cães estrangeiros, seguido de um percurso em autocarro panorâmico pelas principais artérias da cidade!

«O serviço está disponível entre as 9h00 e as 17h00, mas os horários podem ser alargados com “recurso a diversas atividades extracurriculares que incluem treino de obediência, terapia comportamental e fisioterapia canina”, explica a diretora

Huuum... o currículo também me parece muito bem planificado, nomeadamente a sua vertente de terapia comportamental. Têm é de considerar a adaptação do edifício da "academia" e inclusão de uma ala especial, em modos de estabelecimento prisional, ou correcional, para aquelas raças mais agressivas e violentas, que costumam morder no pescoço e nos braços de crianças e bebés " . A fisioterapia também me parece bem e as atividades extracurriculares poderiam considerar a inclusão de um workshop de culinária, ministrado por um chef especializado em rações secas e húmidas gourmet para perros.

O que inspirou ... este serviço foram os novos donos de cães – mais informados e mais preocupados com o bem--estar dos seus animais. Aqueles que reconhecem que os animais são seres sencientes, que sentem e sofrem. E que sabem que o cão é um animal eminentemente social...»

Só acho uma coisa mal: a peça diz, também, que os animais devem, sobretudo, passear e descansar. Isso já o meu canito faz durante todo o dia em casa! Não levo o meu cão lá para fazer mais do mesmo. Espero um serviço que se distinga, não "sandes de fiambre" todos os dias! Atiro-me desta ponte abaixo!

Outra coisa: é muito evoluido o reconhecimento da "senciência" canina e da socialização - extremamente necessária - ao bem estar do animal. Isto aponta para um cidadão realmente informado e preocupado com estes seres não racionais. Não nos esqueçamos é que isto tem de partir, efetivamente, da iniciativa exclusivamente privada, porque se for o Ministério da Educação a custear uma parte das despesas - tal qual a co-participação do estado para os colégios particulares - então, discordo radicalmente. Não esquecer que a crise já depauperou os cofres - já de si tão magrinhos - do estado:  não há que chegue para pagar as despesas com a educação dos alunos (humanos) nas escolas, quanto mais financiar alunos de quatro patas!

A minha preocupação maior é, contudo, que, apesar das boas intenções de promover a socialização e o bem estar, se venha a repetir o que acontece, tantas vezes no nosso sistema de ensino, onde tantos pais deixam os filhos ao portão, à espera que a escola os recolha, estilo depósito de alunos. Que os encarregados de educação destes canitos não façam o mesmo com os seus animais, para o Beato não ganhar fama de depósito de cães!Giló Papagaio Indiscreto.png

Cordialmente.

Papagaio

3 comentários

Comentar post