Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Giló - O Papagaio Indiscreto

#Aqui no Papagaio e no Sapo Blogs outra vez? Pá! Vão à praia, façam amor com a(o) namorada(o)... evitem é perder o vosso precioso tempo neste botequim! Podiam, pelo menos, ter o bom gosto de escolher outro blog #

Não há, nem nunca "houveram".... catraf*da-se!

 

ortografia.jpg

 Todos erramos, como acontece comigo próprio. Mas "há" situações absolutamente indesculpáveis, que minam a credibilidade de quem erra e de quem lhe dá voz e destaque. Publicar "à papo-seco", aí está! Certos fulanos e fulanas que se rotulam de "blogueiros" e que debitam ao litro na praça pública, deviam ter a obrigação mínima de se lembrarem (ou de alguém que lhes lembrasse, já agora!) que "haver" é defetivo impessoal e só se conjuga na terceira pessoa do singular, nas frases em que o seu significado equivale a "existir".

  Havia (existiam) muitos alunos na sala. Se o verbo "haver" deixa de ser impessoal, conjuga-se também no plural. Nestes casos, vem associado a outro verbo, sendo seu auxiliar. Vamos ver alguns exemplos: Ele havia sido eleito e ...eles haviam sido eleitos. Nestes casos, o verbo "haver"  até pode ser substituído pelo verbo "ter" - tinha sido, tinham sido.

   Em síntese: o verbo "haver" é sempre impessoal e só se conjuga no singular quando se usa isolado e significa o mesmo que "existir", independentemente de o relacionarmos com uma pessoa/coisa ou com várias. Passamos a usar o verbo "haver" conjugado noutras formas, quando ele pode ser substituído por "ter", como verbo auxiliar de outros verbos.

   É escusado agradecerem-me a simplória lição. O motivo da mesma advém do facto de os alunos do 1.º ciclo já saberem e aprenderem, muitos deles, estas noções básicas. Como é possível alguém ficar indiferente, quando por esta blogosfera parece " haver" gente que ainda não o sabe?

Não há, nem nunca houveram, movimentos cívicos, populares, ordeiros. (autoria = Destaques do Sapo Blogs)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.