Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Giló - O Papagaio Indiscreto

Aqui no Papagaio e no Sapo Blogs outra vez? Pá! Vão à praia, façam amor com a(o) namorada(o)... evitem é perder o vosso precioso tempo neste botequim! Podiam, pelo menos, ter o bom gosto de escolher outro blog Papagaio

Pequenas merdinhas curiosas: quantas páginas um livro deve ter?

livros e literatura.png

    Com as manias que o mundo ultra-pós-moderno de hoje fabrica, a verdade é que chegámos ao ponto  - e para isso muito contribuem, também, inúmeros blogásticos do Sapo, daqueles que julgam ditar certas modas! - de "apenas se lerem livros".

    Ao que parece, o centro do furacão transferiu-se para outro lado, mais próximo do organismo: à volta das capas, das ilustrações, dos nomes dos autores mais vendilhões. Assim: livros, compram-se livros, colocam-se livros na prateleira, colecionam-se livros, dá-se conselho sobre livros, devora-se o livro mais depressa que o vizinho, fazem-se concursos de leitura nos blogues para ver quem lê mais livros antes de 31 de dezembro... dá a grossa impressão que a coitada da Literatura foi sodomizada à bruta pelo negócio da celulose e dos cristais das Apps! Comeram-lhe a alma e restaram os ossos, para continuar a contar a história.

   Para aqueles que, na atualidade concêntrica, necessitam da referência concreta para se sentirem vivos  e apreciam militantemente este lado orgânico e quantificável da realidade, aqui ficam uns números largos, para encher a barriga de alegrias palpáveis e saciantes:

Géneros Literários

Padrão Médio de Extensão* (números aproximados, em quantidade de palavras - e para se poder fazer parte do clube):

Romance: de 50.000 a 150.000 palavras

Novela: de 20.000 a 45.000 "

Conto: até 8.000 palavras (máx. por conto)

Não-ficção: de 30.000 a 150.000 palavras

Textos infantis: de 250 a 1.500 "

Textos infanto-juvenis: de 25.000 a 70.000 "

Catálogos online (média geral): Amazon, Kobo, etc...  - 65.000 palavras

"Manuscrito" de aprox. 50.000 palavras (Word /TNR/12/1,5/ com sangria-padrão na diagramação*) = edição de aprox. 250 páginas

" Livro" de J.R. dos Santos - edição média aprox. (120.000 palavras = aprox. 600 páginas= aprox.seca severa)

 

Pap...papagaio